segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CICLISTAS DA UPF SÃO VICE-CAMPEÕES BRASILEIROS‏



A Confederação Brasileira de Ciclismo divulgou a classificação final do ranking nacional, que definiu os campeões de 2011.

Ricardo e Luana Machado, que são patrocinados pela Universidade de Passo Fundo, se tornaram Vice-campeões em suas respectivas categorias.

Na ELITE Feminino a classificação final foi a seguinte:

Campeã: Jane Maria de Jesus de Chapada dos Guimarães (MT) com 662 pontos
Vice-campeã: Luana Machado da Universidade de Passo Fundo 533 pontos
Terceira colocada: Roberta Stopa de Juiz de Fora (MG) com 506 pontos
Quarta colocada: Erika Gramiscelli de Belo Horizonte (MG) com 443 pontos
Quinta colocada: Glaidiany Rezende de Divinópolis (MG) com 378 pontos

Ja na Master Masculino esta é a classificação final:

Campeão: Tarcisio Bilinski de Araucária (PR) com 559 pontos
Vice-campeão: Ricardo Machado da Universidade de Passo Fundo com 416 pontos
Terceiro lugar: Dorivaldo Correa de Vitória da Conquista (BA) com 323 pontos
Quarto luga: Luiz Roveta de Anchieta (ES) com 318 pontos
Quinto lugar: Eduardo Soares de Belo Horizonte (MG) com 303 pontos

No último sábado, os ciclistas da UPF foram convidados para participar e conceder entrevistas do Reveillon da RBS TV, o evento foi realizado no Gran Palazzo em Passo Fundo e será transmitido na virada do ano depois do Reveillon da Globo na RBS TV e TVCOM.

PRÊMIO DESTAQUE ESPORTIVO 2011


Na noite de ontem no teatro do Sesc em Passo Fundo foi realizado o PRÊMIO DESTAQUE ESPORTIVO 2011, onde foram premiados atletas e incentivadores do esporte passo-fundense.

Os ciclistas Ricardo e Luana Machado foram homenageados com o troféu da modalidade do Ciclismo.

Luana, ao se pronunciar quando recebeu a láurea, destacou que o ano de 2011 foi muito produtivo, onde ela e seu pai conseguiram importantes vitórias no Brasil e que pedalou um total de 17 mil quilômetros neste ano. Agradeceu ao Roberto frança, idealizador do evento e a todos que lhes apoiam em seu esporte, também desejou um Feliz natal e Próspero Ano Novo a todos os homenageados.

Daqui a alguns dias, eles retornam aos treinamentos, pois já em fevereiro iniciam as provas de 2012.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

LUANA MACHADO VENCE NO PARANÁ‏


No último domingo, dia 6 de novembro foi realizada a Copa Paraná de Mountain Bike Cross Country Olímpico em Curitiba (PR), que valeu pontos para o ranking nacional e reuniu os melhores ciclistas do país.

A prova foi realizada num circuito de trilhas estreitas com muitas curvas fechadas, subidas curtas e íngremes e descidas entre árvores numa distância de 2.500 metros de extensão e foi disputada em 5 voltas.

Ricardo Machado da UPF de Lagoa Vermelha competiu na categoria Master Masculino que teve a largada as 9 e meia da manhã.

Ricardo optou por fazer uma largada forte para entrar logo nas trilhas para não pegar muito trânsito de bikes nos lugares mais técnicos. Conseguiu largar na frente e estava se distanciando dos demais competidores quando teve um problema mecânico e demorou 5 minutos para voltar na competição, fez uma prova de recuperação e mesmo assim conseguiu ultrapassar vários adversários� �cruzando a linha de chegada em 2º lugar.

Já Luana Machado, que competiu na Elite Feminino, venceu novamente. Ela também optou por fazer uma largada forte para entrar na frente nas trilhas. No início da prova disputou a liderança com Jane Maria de Jesus de Chapada dos Guimarães (MT), mas logo no final da primeira volta já estava na frente e fez uma prova sem erros, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 1h:05m:07s.

CICLISTAS DA UPF DE LAGOA VERMELHA CONQUISTAM MEDALHAS NO CAMPEONATO BRASILEIRO‏


No último domingo, dia 23 de outubro foi realizado o Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Maratona em Garibaldi na serra gaúcha.

A prova que teve largada e chegada em frente a prefeitura, teve dois percursos distintos nas estradas de terra do interior. Um foi de 62 quilômetros para as categorias Elite Masculino e Feminino e outro de 55 quilômetros para as categorias Master.

Compareceram para esta prova os melhores ciclistas do Brasil vindos de várias partes do país, que precisaram de muita força, resistência, preparo físico e uma boa estratégia de prova para percorrer várias estradas em subidas e descidas com vários quilômetros de extensão, que aos poucos foram minando as energias dos atletas.

Os ciclistas patrocinados pela Universidade de Passo Fundo Ricardo e Luana Machado estiveram presentes e conseguiram excelentes resultados após cruzarem a linha de chegada. Luana conquistou a Medalha de Prata na categoria Elite Feminino e Ricardo a Medalha de Bronzena Master Masculino.

Agora eles treinam para competir em Curitiba (PR) no dia 6 de novembro, onde será realizada a Copa Paraná de Mountain Bike Cross Country Olímpico. A prova que será realizada num circuito de trilhas, vale pontos para o ranking nacional, que tem Luana Machado como líder da categoria Elite Feminino e Ricardo como vice-líder da Master Masculino.

Campeonato Mundial de MTB


A ciclista Luana Machado da UPF de Lagoa Vermelha participou no dia 1º de setembro do Campeonato Mundial de Mountain Bike Cross Country Olímpico em Champery na Suíça.

A prova foi realizada num circuito de trilhas que é considerado um dos mais técnicos do mundo por ter subidas íngremes, descidas entre pedras, raízes e saltos. As dificuldades da prova aumentaram muito devido a uma chuva que caiu na noite que antecedeu a competição e tornou a passagem pelos obstáculos naturais ainda mais escorregadios.

Já na largada, a prova foi dominada pela francesa Julie Bresset , que venceu de ponta a ponta e conquistou a medalha de ouro. A prata ficou para a inglesa Annie Last e o bronze o bronze também foi para a França com Pauline Ferrand.

Luana cruzou a linha de chegada em 39º lugar e comenta a importância de sua primeira participação num campeonato Mundial:

- Gostei muto de competir no campeonato mundial, pois pude aprimorar minha técnica, observei o ritmo que foi imposto pelas atletas que competem na Copa do Mundo e assim posso traçar novas metas para as próximas competições.

No Brasil não existem circuitos de Cross Cross Country com tantas dificuldades.

A partir de agora eu e meu pai vamos modificar um pouco os locais onde treinamos, incluindo saltos e passagens entre pedras e raizes mais altas.